Facebook Instagram
Telefone Fale no Gabinete:
3318-1784 3318-7299 3318-7220

Destaques

Alan Carlos aprova projeto que cria Semana de Conscientização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil em Uberaba

Foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (11), pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU), o Projeto de Lei 7/20, de autoria do vereador Alan Carlos da Silva (Patri), que sugere a criação da Semana de Conscientização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil. A ação deve ser realizada anualmente na semana do dia 15 de outubro.

De acordo com a proposta, a Semana de Conscientização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil tem como objetivo: dar visibilidade à problemática do tema; lutar por respeito ao luto de mães e pais que passam por tal experiência; contribuir com a sensibilização do tema disseminando informações para pais, familiares, profissionais da saúde e sociedade em geral; dignificar o sofrimento e dar voz às famílias; promover a humanização do atendimento nos serviços da saúde aos casos de perdas e orientar as famílias enlutadas sobre seus direitos previstos em lei.

“Trata-se de um projeto que dá visibilidade à perda gestacional e voz às famílias que passam por esse período que traz transtorno a todos aos que vivenciam. Ao criar esse projeto, entendemos que seja de suma importância disseminar, de forma geral, momentos de sensibilização e humanização, principalmente nos serviços de saúde do município”, explica Alan Carlos.

A mestre em psicologia clínica e especialista em luto, professora Vera Lúcia Dias, acompanhou a votação e compartilhou a alegria após aprovação da demanda.

“Com a aprovação desse projeto, Uberaba entra em uma rede nacional de humanização do luto neonatal e perinatal. É uma grande conquista para todos nós”, disse a professora.

Segundo o autor do projeto, a data para a realização do evento será celebrada com reuniões, palestras e divulgações de cartilhas para aumentar a conscientização sobre o impacto emocional da morte no período pré, peri e neonatal.

“Esse projeto não é para ficar na gaveta. Temos muito que trabalhar com ele em nossa cidade. Já temos cartilhas prontas para orientar os pais, médicos e enfermeiros que passam por esse luto. Eu fico muito grata com a sensibilidade de levar esse projeto em discussão”, concluiu Vera Lúcia.

Após aprovação, o PL será enviado ao Executivo para ser sancionado dentro dos próximos 30 dias.

 

Barbara Lemes
Assessoria Comunicação Vereador Alan Carlos
11/03/2020

Companhia da Mídia