Facebook Instagram
Telefone Fale no Gabinete:
3318-1784 3318-7299 3318-7220

Destaques

Vereador Alan aprova projeto que cria Semana da Saúde Mental

O Projeto de Lei 45/2019, que visa a criação da Semana da Saúde Mental no município de Uberaba foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (12), durante sessão plenária da Câmara Municipal de Uberaba. O projeto é de autoria do vereador Alan Carlos (Patri) e será realizado anualmente, na semana do dia 10 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental.

Para o vereador, discutir a saúde mental com a população é mais que uma obrigação, haja visto que os transtornos psicológicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas.

“Esse projeto tem o objetivo de conscientizar os adultos, crianças e jovens de Uberaba sobre a importância do diagnóstico profissional e do tratamento adequado às doenças mentais. Existe, diante do exposto, a necessidade urgente de se fazer um trabalho conjunto onde a Saúde, a Escola e a Sociedade estejam unidas com o objetivo de salvar a vida dessas pessoas que muitas vezes não estão diagnosticadas ou não sabem como conviver com alguém que possui o diagnóstico”, explicou o parlamentar.

O PL contou com o apoio de todos os vereadores presentes e foi aprovado com 13 votos favoráveis. O vereador Almir Silva (PR) demonstrou apoio ao projeto do vereador Alan Carlos e lembrou, ainda, dos problemas sociais atuais relacionados à tecnologia.

“A população mundial está doente e acredito que esse número pode chegar a casa de 15, 20% das pessoas que hoje, de uma certa maneira ou de outra, passam por problemas psicológicos. Hoje, há pessoas irresponsáveis que atrás de um celular expõem outras pessoas e denigrem umas às outras, fazendo com que elas passem por diversos transtornos”, comentou Almir.

O vereador Alan Carlos, durante a justificativa do projeto, também enfatizou sobre a importância da participação de assistentes sociais e psicólogos nas redes públicas de saúde e educação.

“Há a necessidade de pensarmos em ações que não estejam apenas centradas em efeitos medicamentosos, mas que estejam diluídas em políticas públicas que possam ser utilizadas na atenção básica e em ações preventivas. Vamos valorizar os profissionais da saúde, os psicólogos e assistentes sociais dentro das unidades de saúde e das escolas. A população precisa ter conhecimento dos cuidados e diagnósticos de uma doença mental e da importância em se cuidar da mente”, concluiu o vereador Alan.

Barbara Lemes
Assessoria de Comunicação
12/02/2020

 

Companhia da Mídia