Facebook Instagram
Telefone Fale no Gabinete:
3318-1784 3318-7299 3318-7220

Destaques

Alan Carlos quer homenagear Hildebrando Pontes com nome no Arquivo Público

Um dos maiores escritores que já viveram em Uberaba, e que valorizou muito a história da região, pode ser homenageado pelo Poder Público Municipal. A sugestão do vereador Alan Carlos da Silva (Patri) é de que o Arquivo Público passe a se chamar “Hildebrando de Araújo Pontes”. Atualmente o Arquivo se encontra instalado na praça Doutor José Pereira Rebouças, 650, bairro Boa Vista.

Alan Carlos, que enviou um requerimento ao prefeito Paulo Piau com a solicitação, lembra que, além de escritor, Hildebrando Pontes foi um importante educador, geógrafo, jornalista e memorialista, que se distinguia pela dedicação à Uberaba e aos estudos sobre a história e geografia do Município. “Ele serviu Uberaba com grande inteligência, prestando relevantes serviços a nossa comunidade”, afirmou o vereador.

Para o vereador, a homenagem será uma forma de prestar reconhecimento por toda a história do escritor e os serviços que prestou à Uberaba.

História - Hildebrando era ocupante da Cadeira de número 2 da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Ele nasceu em 1879 no distrito de Jubaí, município de Conquista, MG, e faleceu em 1940, em Uberaba. 
Escreveu dezenas de livros referentes aos mais variados aspectos de Uberaba e região, investigando, pesquisando e informando sobre o dialeto Capiau, o rebanho bovino, a introdução da cultura do cafeeiro, fauna, folclore e constituição geológica e riquezas naturais do triângulo mineiro.
Particularmente, levantou e estudou, de maneira sistemática, os fatos históricos da cidade e da região, em obras como História de Uberaba e a Civilização do Brasil Central e sobre a história de Araxá e Patrocínio. 
Deixou ainda diversos outros trabalhos a respeito do teatro, imprensa e tipos populares de Uberaba, além de genealogias e livros de memória e reminiscências. 
Fonte: site da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (http://academiadeletrastm.com.br/hildebrandoaraujopontes.php).

Assessoria de Comunicação CMU
23/10/18

 

Companhia da Mídia