Facebook Instagram
Telefone Fale no Gabinete:
3318-1784 3318-7299 3318-7220

Destaques

Projeto do vereador Alan Carlos voltado às práticas esportivas é aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba

Campanha Janeiro Dourado tem objetivo de conscientizar e orientar sobre a necessidade do acompanhamento médico nas atividades físicas. Ação será realizada já no próximo mês.

 

A Câmara Municipal de Uberaba aprovou, na manhã desta quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº. 90/2017, de autoria do vereador Alan Carlos da Silva, que institui a Campanha Janeiro Dourado no calendário popular do município. A demanda tem o objetivo de conscientizar sobre a necessidade do acompanhamento médico nas práticas esportivas e já começa a valer para o próximo mês.

Segundo o vereador Alan Carlos, que é profissional de Educação Física por formação, o projeto surgiu a partir de um grupo de professores do curso superior e da Liga Acadêmica Esportiva.

“Esta demanda foi oriunda de um grupo de profissionais que assim como eu, se preocupa com a questão do acompanhamento nas atividades físicas, sejam elas profissionais, amadoras ou para fins de lazer”, explicou Alan Carlos.

No início da reunião, a apresentação da primeira emenda gerou discussão no plenário, já que houve repercussão de um parecer de inconstitucionalidade. No entanto, os membros da Comissão do Legislativo afirmaram que a execução do projeto não dependia do Executivo, invalidando o parecer. A proposta foi aprovada com 12 votos.

O médico representante da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício do Esporte em Uberaba, José Martins, esteve na sessão plenária e acompanhou a votação.

“A iniciativa dessa campanha é da Sociedade Paulista da Medicina Esportiva e, desde o início do ano, a Campanha Janeiro Dourado já é realizada em nível nacional. Conseguir a efetivação do projeto em uma cidade de interior, como Uberaba, é uma vitória muito grande e que trará muitos benefícios à população. A gente quer prevenir, alertar e informar os atletas profissionais e amadores quanto à importância em ter um acompanhamento profissional na realização das atividades esportivas”, comentou o médico ortopedista, José Martins.

            O projeto. A Campanha Janeiro Dourado será realizada anualmente, sempre no mês de janeiro. O período foi escolhido por ser o primeiro mês do ano, início da temporada dos atletas e, ainda, o momento em que muitas pessoas prometem mudar o estilo de vida com hábitos mais saudáveis. Já o termo dourado refere-se à medalha de ouro, o primeiro lugar, tanto em relação às conquistas do pódio pelos atletas, quanto aos benefícios que as atividades físicas proporcionam aos praticantes.

Por meio do projeto serão realizadas ações de conscientização, a fim de alertar para a necessidade da avaliação e orientação médica e multiprofissional adequada antes, durante e depois das práticas esportivas.

De acordo com o parlamentar autor da proposta, tanto as orientações, quanto as ações da Campanha Janeiro Dourado ficarão sob responsabilidade dos alunos de graduação das Instituições de Ensino Superior de Uberaba, bem como profissionais com títulos de especialistas para atuarem na área esportiva.

“O objetivo é incluir profissionais de diversas áreas e que possam ceder orientações relacionadas ao esporte dentro de suas respectivas especialidades. Assim, além dos profissionais de Educação Física, teremos eixos temáticos como a Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Medicina Esportiva, esta última com abordagens na Ortopedia, Cardiologia, Pneumologia, Pediatria e Nutrologia”, pontuou Alan Carlos.

 

 

 

13/12/2017
Barbara Lemes

Assessoria de Comunicação

Companhia da Mídia