Facebook Instagram
Telefone Fale no Gabinete:
3318-1784 3318-7299 3318-7220

Destaques

Câmara aprova criação da Semana da Saúde Bucal proposta pelo vereador Alan Carlos

Semana da Saúde Bucal fica instituída anualmente na semana do dia 25 de outubro. 

Os vereadores aprovaram na sessão plenária desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei 51/2017, que acrescentará ao calendário popular do município a Semana da Saúde Bucal. A proposta foi apresentada pelo vereador Alan Carlos (PEN), cirurgião-dentista por formação. 

A Semana da Saúde Bucal será realizada anualmente na semana do dia 25 de outubro, Dia Nacional da Saúde Bucal. A demanda foi aprovada em maioria simples. 

Segundo o vereador autor, o projeto tem como objetivo conscientizar e orientar a população sobre a importância dos cuidados bucais e práticas saudáveis, como meios eficazes de prevenção, através de campanhas de conscientização e esclarecimentos à população. 

“Instituir a Semana Municipal da Saúde Bucal visa promover reflexão, além de desenvolver debate público e educacional sobre a questão da saúde bucal. É uma maneiras de criar e ampliar as ações interinstitucionais que perpassam o envolvimento dos poderes públicos, órgãos estatais e entidades da sociedade civil”, comenta o parlamentar. 

Ações.  A Semana da Saúde Bucal conterá eixos temáticos de informações, sendo eles: técnicas adequadas de escovação, uso adequado da escova e do fio dental, importância da alimentação balanceada e do intervalo entre as refeições, higiene da língua e gengiva, odontopediatria, odontogeriatria, medida para prevenção do câncer bucal e odontologia do esporte e do trabalho. 

“A saúde começa pela boca, por isso é necessário que essas políticas de saúde não atendam ao fato apenas dos aspectos curativos, mas que sejam também vistas como ações preventivas”, conclui Alan Carlos. 

Ainda de acordo com o vereador, a programação poderá contar com o apoio do Conselho Regional de Odontologia - Delegacia Regional de Uberaba -, Associação Brasileira de Odontologia - Regional de Uberaba-, Instituições de Ensino Superior, entre outras entidades que promovem ações em prol da saúde bucal. 

Barbara Lemes
Assessoria de Comunicação
23/08/2017

Companhia da Mídia